quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Here's not Lucy

A primeira vez que tivemos que fazer alguma tarefa doméstica mais pesada foi quando entregamos o apartamento temporário que ficamos nas primeiras semanas. Quando eu digo tarefa doméstica pesada, eu me refiro a fazer faxina, lavar roupa e coisas do tipo. Porque cozinhar e lavar louça já estão na rotina e eu fazia isso no Brasil também, diferente das tarefas domésticas pesadas. Pois bem, dia de entregar o apartamento temporário, Bia e eu colocamos nossa roupa mais suja, compramos alguns produtos de limpeza no chute e fomos pra missão faxina. Com eu já disse aqui, o apartamento tem apenas um cômodo, com uns 50 metros quadrados. Comecei pelo banheiro e a Bia pela sala. Depois de duas horas de geral, nós estávamos no mesmo local. Não, o apartamento não estava assim tão sujo. Sim, nós somos lentas. Óbvio! Eu NUNCA lavei uma latrina na minha vida. E eu não falo isso com orgulho não, só estou contextualizando os leitores para que vocês entendam melhor o tamanho do problema. Mas, como sempre, eu fiz algumas análises sobre a minha personalidade durante essa primeira missão limpeza e cheguei a uma conclusão (bastante conveniente devo dizer): a minha personalidade não me permite fazer faxina. A pessoa que é faxineira precisa ter um desapego e uma falta de perfeccionismo para alcançar um nível ótimo de produtividade que eu mesma não tenho. Juro! Nesse dia da primeira faxina, eu devo ter ficado uns 20 minutos limpando apenas o blindex do banheiro, porque toda hora que eu passava o produto pra limpar vidros e depois o pano, ficavam uns pelinhos do pano ou a marca do líquido pelo caminho e eu começava tudo de novo até que não tivesse marca ou pelo nenhuma. A mesma coisa aconteceu no espelho. Depois levei mais 20 minutos pra limpar os ladrilhos do banheiro, porque eu não conseguia aceitar que aqueles mofinhos entre eles são normais. Esfreguei, esfreguei, esfreguei e depois resolvi fazer uma meditação para exercitar o meu desapego, let it go and move on. Outra coisa irritante também é a quantidade de cabelo que cai da minha cabeça. Eu lá limpando o banheiro e quando eu via um fio no chão, outro na parede, outro na merda do blindex que eu fiquei 20 minutos limpando! Falei pra Bia, aqui na nossa casa, as duas andam de toca o dia todo!

A primeira vez que tivemos que lavar roupa foi preciso pesquisar na internet, ligar pras nossas mães umas duas vezes e muitas horas de deduções. O que determina a quantidade de sabão que vai à máquina? E a quantidade de amaciante? Venish só entra com roupa branca? Uma blusa bege entra na categoria roupa branca ou cor? E se eu tiver uma roupa toda branca com um pequeno bordado, isso significa que ela não é branca? O que caracteriza uma roupa muito suja e pouco suja? O que pode ir à máquina de secar? Como lavar um sutiã?!?! Quanto será que a gente gasta de luz usando as duas máquinas ao mesmo tempo? Eu devia ter feito o curso de empregada doméstica do SENAC antes de ter saído do Brasil. Pelo menos até agora a gente não estragou nada. Mas tem sido difícil.

Mas é interessante perceber a quantidade de lixo que produzimos todos os dias, o quanto de louça nós podemos acumular em poucas horas e a quantidade de poeira que se junta nos lugares menos esperados. Na verdade, pensando bem, não é nada interessante, é um saco! Eu sinto falta da Socorro, minha empregada querida, que não era lá essas coisas, mas na altura do campeonato ela é perfeita! Estamos em busca da nossa Socorro ou Luciana (empregada querida da Bia) na versão espanhola, que seja baratinha, que saiba fazer uma unha e quem sabe uma depilação. Alguém se habilita?

12 comentários:

Julieta disse...

pelo amor de deus não ponha seus sutiãs dentro da máquina de lavar, menos ainda na de secar porque os bojor ficarão deformados e os aros podem se perder! hahahah neura da Verve!

Celia disse...

Na máquina eu sei que não pode! Mas mesmo lavando a mão, é dificil esfregar sutiã. Pelo menos os meus são, porque eles têm os bojor gigante, né? hahaha

taiamaral disse...

hahahahaha AMO seu blog, passo mal de rir sempreeeeeeee...
la em Los Angeles eu tacava quase tudo dentro da maquina... ahahah sou pessima nessa parte lavar roupa... dica p. nao sujar muito louça, esconda o excesso, deixe so a quantidade basica p. 2 pessoas no dia a dia. Odeio lavar louça e acho q essa eh a melhor opcao pelo menos la fora eu fazia isso, assim nao acumula muita coisa...
limpar vidro, blindex, espelho com pano?! NEM PENSAR... sempre papel, de preferencia jornal, se nao, vc vai ficar tirando pelinhos p. sempre. hehehehe se eu lembrar de mais alguma coisa, q possa vir a ser util eu aviso.
ah paulinhos ja chegou ai?
saudades de vcs!!
bjssss

Anônimo disse...

lavo, passo, seco, esfrego, sou completamente desapegada ao perfeccionismo, depilo, cutilo e ainda faço escova!!!!

pagâno a passage tamos aí, viu?

:*

Glazione Rocha disse...

Uhahahahahahhha raaaala!

Beta disse...

Celle!!! Que desespero!
Eu tb sou péssima nas tarefas domésticas. Não vou ter muitas dicas para te dar.. exceto uma:
se contratar alguem que saiba servi;cos domésticos E depilaçao, por favor peça, por favor, para ela fazer uma atividade por vez! hahahahahahha

Beijosssss

Anônimo disse...

Celle,
só uma dica....quando vc for limpar espelho, vidros e afins...não use panos pq eles tendem a soltar malditos pelinhos, dê preferência ao jornal, p além de não ter pelos, depois vc joga fora!
mtass saudades de vc!
adoro ler seu blog...parece que consigo ouvir vc falndo!
Bju

Anônimo disse...

sou melhor que a carol, alem de tudo que ela faz, cozinho (caldo verde, sopinhas e etc ) ainda faço um chamego em vc. beijos tia NEYDE

Anônimo disse...

Celle, volta e meia entro aqui e to me divertindo com os seus posts. A questão da faxina me lembrou muito quando eu comecei a morar com a minha prima lá no Rio. As duas muito mal acostumadas e também perfeccionistas, e sem a menor vocação. Pelo menos, já sabia cozinhar e bem (eu me lembro dos quitutes). Eu passava fome, mas não acendia o fogão. Mas tudo evolui... Por exemplo, semana retrasada eu fiz faxina no meu apto novo, só por gosto mesmo, pra me sentir fazendo parte ali do processo e pro "sirviçu" andar mais rápido.
Beijos, querida, tudo de bom pra vc. Continue escrevendo.

Anônimo disse...

haha ótimo esse post. Com a minha mente doentia, consigo ver daqui as duas ralaaaando,a bia fazendo biquinho e etc. Muito bom. Mas não posso zuar... pq tb sou uma inútil nisso tudo aí...não lavo,muito menos passo.Não faço nem arroz,menos ainda sei refogar alguma coisa. Não pinto unha, não preciso comentar sobre as cutículas não é msm? Qd casar pretendo ser vizinha de porta da minha mãe. Um grande beeijo pras duas. Muitas saudades! ;****************************************

CLAY

Produzindo Penélope disse...

eu já disse que me habilito!
Quantos euros, vc me paga?

Bjks

Anônimo disse...

hahahahhhha
muuuitooo bom!

beijos, Clarinha