domingo, 19 de outubro de 2008

IEXE Rules!!

Já faz quase um mês que as aulas de verdade começaram e agora todos aqueles mitos e tudo que eu tinha ouvido falar sobre a IEXE, seja dos alunos do segundo ano ou das coisas que eu tinha lido, se confirmaram. Eu já sabia que a IEXE era competitiva, cheia de regras e rígida, mas uma coisa é saber, outra coisa é realmente viver nesse ambiente. Na verdade, sempre existiu uma parte em mim que dizia: “ah não deve ser assim tão mal.” Mas, é! É assim mesmo. Não me entendam mal, eu estou feliz, eu escolhi a IEXE exatamente por essas razões, mas confesso que mesmo pra mim, que estava esperando isso tudo, tem sido difícil se acostumar. Já no primeiro dia de aula fomos apresentados às novas regras:

- As nossas notas são ranqueadas. Independente de quanto você tira na prova, a sua nota vai depender do rendimento da turma em geral. Eles ranqueiam a turma toda, as 15 maiores notas ganham A, as 7 piores ganham C e todo mundo no meio ganha B. Se você tirar dois C seguidos na mesma matéria, ou 2 C no mesmo term, você vai a conselho e vão decidir se você continua ou não na escola.
- Mais da metade da nossa nota vem de participação em sala de aula. Os professores ganham um mapa da sala de aula com as nossas fotos e os lugares onde nós sentamos. (Nós temos lugares fixos, organizados em ordem alfabética). Com esse mapa, depois da aula, o professor faz anotações sobre os nossos comentários. Dois pontos se o seu comentário gerou discussão ou contribuiu para o desenvolvimento da aula, um ponto se você trouxe informação nova, mas que estava escrita no texto, zero ponto se você não falou nada e menos um ponto se você mostrou que não leu o texto ou quis dar uma de engraçadinho e fez um comentário inapropriado. Todas as nossas aulas são baseadas em algum caso de uma empresa e a gente fica lá discutindo o problema e tentando buscar soluções. O objetivo é juntar as opiniões de todos os alunos de todos os cantos do mundo e dos mais diversos ‘backgrounds’ profissionais e culturais. Então faz sentido que a participação seja tão importante. Porém é óbvio que uma pessoa que tem o inglês como primeira língua se sente muito mais à vontade pra dar a sua opinião que alguém que não tem. Além disso, eles formulam as frases mais rápido que a gente. Quando os professores começam as aulas e fazem a primeira pergunta do dia “qual o problema no caso de hoje?” A turma inteira está de braço levantado, com a resposta na ponta da língua e essa guerra para participar dura por 1h15 em todas as aulas.
- Se chegarmos atrasados até 15 minutos, temos que contar uma piada quando entramos, e se chegarmos mais de 15 minutos atrasados, não podemos mais entrar. Se formos faltar por qualquer razão precisamos ligar ou mandar email avisando. Não podemos levar comida e nem bebida (nem água) pra sala de aula e não podemos sair pra ir ao banheiro. É proibido levar computador pra sala de aula. Se te virem mexendo no celular, você é expulso. Em algumas aulas se o celular tocar você também é expulso ou obrigado a contar uma piada ou cantar. De maneira geral, são regras aceitáveis. Eles querem que você veja as aulas como uma reunião de emprego. Você comeria durante uma reunião de 1h15? Sairia pra ir ao banheiro enquanto alguém está apresentando as idéias? Faltaria sem avisar previamente? Ficaria mandando mensagem de texto pelo celular? Com certeza não.
- As regras variam um pouco de um professor pra outro. O mais rígido é o de Capital Markets. Durante os dez primeiros minutos de aula, esse professor faz perguntas sobre as principais matérias do Financial Times daquele dia. Nessa matéria você não levanta o braço pra participar, o professor faz ‘cold calls’, o que significa chamar qualquer pessoa pra responder. Se você não souber responder por que não leu o jornal, vai pra fora de sala. Se você mexer no jornal ou deixar o jornal à vista, você é expulso de sala também. Durante essa aula meu coração fica batendo forte durante 1h15 sem parar. No dia que eu participei da aula, eu suei tanto que cheguei em casa com cecê!
- Para nós brasileiros participar em sala de aula não é algo natural. Discordar e contestar o professor, principalmente pra mim, que fui educada no Santo Agostinho, sempre esteve fora de questão. Então posso dizer que esse tem sido o meu maior desafio. Mas confesso que quando eu consigo participar e falo alguma coisa que gera uma discussão, é um sentimento tão bom. Você sente que contribuiu e que enriqueceu a aula. Você se sente poderoso.

Tem mais um milhão de regras, que eu poderia ficar o dia todo aqui escrevendo sobre elas, mas acho que já deu pra entender mais ou menos o espírito. Eu sou a favor da grande maioria delas e apesar do choque inicial, acho que todos aprendem muito mais e andam muito mais na linha, quando o ambiente é mais rígido. Tudo bem que ninguém aqui é criança, mas um bando de solteiro junto em Barcelona, se não fosse assim ia estar todo mundo levando nas coxas. A IEXE peca em alguns pontos. Por exemplo, não estimula o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos. Mas é aí que entram os alunos. Durante os 50 anos da IEXE, os alunos entenderam que eles nunca iriam mudar as regras, então eles inventaram várias tradições para tentar compensar esse ambiente super sério. E eles conseguiram! Já fomos apresentados a quase todas:

- BOW (Bar of the week): Toda quinta feira o comitê que organizar o BOW manda um email pros alunos dizendo onde será o bar dessa semana e todos os alunos do primeiro e segundo ano se encontram lá. Eu confesso que não dou muita bola pra esse negócio não. Fui uma vez e achei um saco. Somos mais de 400 alunos, então qualquer bar que a gente vá, lota. E qual a graça de ficar num bar lotado, no meio da semana, cheia de coisa pra estudar, com as mesmas pessoas que eu passo o dia todo junto?
- COW (Comments of the week): Toda sexta feira o vencedor da vaquinha de pelúcia da semana anterior, faz uma apresentação de PowerPoint com todos os cinco comentários mais engraçados que foram feitos pelos alunos durante a semana. A turma vota e o eleito recebe a vaquinha de pelúcia e fica responsável por anotar os melhores comentários e fazer a apresentação na próxima sexta e assim por diante. É bem engraçado e descontrai bastante as aulas, porque pelo menos eles encontraram outra coisa pra competir.
- Annual Bar Crawl: É uma competição (claro) entre os grupos de estudo. Cada section recebe um tema e cada grupo recebe um trajeto. No dia estipulado o seu grupo deve aparecer fantasiado com o tema escolhido pra sua section e ir a todos os bares na ordem que está no seu trajeto. Em cada bar, há provas valendo ponto (claro que todas envolvendo bebidas) e no final do trajeto todos se encontram numa festa, onde o vencedor é anunciado. O nosso bar crawl foi nessa sexta. O tema da minha turma era cowboys e cowgirls. Da turma A era super heróis e da turma C era esportes. Foi com certeza o dia mais divertido até hoje. O pessoal se dedicou muito nas fantasias e as brincadeiras nos bares também foram ótimas. O mais engraçado era que no caminho de um bar pro outro, os grupos se encontravam e era a coisa mais surreal do mundo. Fico imaginando o que as pessoas na rua pensavam quando viam um grupo de bêbados vestidos de cowboys encontrando com outro grupo de bêbados vestidos de vacas. Maravilhoso. Só vendo as fotos pra entender
!




Esse é o meu grupo B9, que não venceu o Bar Crawl, mas é o melhor grupo disparado! Pra quem quiser ver mais, é só clicar na foto.

8 comentários:

Anônimo disse...

financial times?
ai ai ai, vc ainda vai conseguir conversar comigo quando voltar?

Beta disse...

Adorei as fotos Celle!
E já percebi, que quem não for bom aluno, tem que no mínimo ser bom piadista! rsrsrsrsrs
Bjs!

Leticia Wahmann disse...

Ai que medo desse curso Celle !!

Anônimo disse...

Minha linda,sei que vc vai conseguir se sair BEM neste curso, porque tudo que precisa, vc tem, inteligencia, competitividade, coragem, bom humor e principalmente ser uma pessoa boa e linda como vc é.
Muitas saudades, te AMOOOOOOOOOOO
tia NEYDE

Glazione Rocha disse...

Se eu passar pela porta do IESE vai tocar uma sirene e vão me jogar pela escada dos fundos.

Anônimo disse...

Muito bom!!!! Não vi as fotos ainda mas tenho certeza que o evento deve ter sido fenomenal!!! Baratona em grupo e à caráter!!!

Anônimo disse...

show de bola marcelle! Mas aí, sinistrinho esse curso heim. Beijos pras duas!

Anônimo disse...

Pode se dizer que a IESE é complicada e perfeitinha!

Obs: A foto de número 30...aquele sorriso...hummm...ahahahahahah

beijos amoreee!!