quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Happy Diwali

Ontem foi um dos feriados mais importantes na cultura indiana, o Diwali. O Diwali é uma festa religiosa hindú conhecida também como o festival das luzes. Durante o Diwali, celebrado uma vez ao ano, os indianos estreiam roupas novas, trocam presentes, comem um banquete, dividem doces e estouram rojões e fogos de artifício. Esse festival celebra o assassinato do malvado Narakasura, o que converte o Diwali num evento religioso que simboliza a destruição das forças do mal. É como o Natal para nós.

Os indianos da IEXE fizeram uma super festa para comemorar o Diwali e convidaram todos os amigos. Como o MBA is all about learning, lá fui eu ter uma aula da cultura indiana, que tem me encantado cada vez mais. Eu nunca acreditei quando a Julinha dizia que o pão indiano é maravilhoso, mas agora eu sei que realmente é. Alias os pães indianos são todos deliciosos. Eu tinha o maior preconceito com a culinária indiana, confesso. Não sou muito chegada a curry, muito menos comida picante, mas parece que é verdade quando dizem que comida indiana boa de verdade não é tão carregada no curry e na pimenta como normalmente se imagina. Além da comida, os indianos estavam usando as roupas típicas, que são muito bonitas, e todos aqueles acessórios. Cantaram e dançaram numa alegria só. É um povo muito unido, alegre e que valoriza muito a sua cultura. Bonito de ver. Adorei a festa!


Já sei até o que alguns vão dizer. Não, eu não estou apaixonada por nenhum indiano e, não, não acho que isso vá acontecer. São pessoas maravilhosas, com certeza, mas para por aí. :)

3 comentários:

Julieta disse...

Que orgulho, Celle! Coma muitos pães indianos por aí, e vê se aprende a fazer porque na minha única e frustrada tentativa eles ficaram com um gosto de farinha...

Beta disse...

Muito bem Celle, aprendendo muito.
Nós, por aqui, também vamos aprender, em breve, bastante sobre a cultura indiana.
Estará na próxima novela das 8! hheheheheheheheh

Anônimo disse...

Blog cultura! Adoro!
Continue assim afastando preconceitos,tá? E como a Julia disse, tenta aprender a fazer os pães, pq eu quero muito provar!
beijos ;)