domingo, 21 de setembro de 2008

Mixed News

Eu demoro a escrever no blog porque fico pensando em temas e coisas engraçadas do mesmo assunto pra postar junto, mas acaba que me esqueço ou não rola e as notícias se perdem. Então hoje vou escrever todas as novidades misturadas mesmo e desculpa por não ter uma linha de raciocínio lógico, mas como todo mundo me pede atualizações mais freqüentes essa é a única forma.

- Todas as escolas de Barcelona voltaram às aulas essa semana e aparentemente todas as escolas da cidade estão em Pedralbes. Antes era uma delícia ir pra faculdade de metro e ônibus, agora já não é mais divertido. Os transportes estão lotados, engarrafamento pra todo o lado, ou seja, estamos acordando mais cedo do que o normal e a idéia de comprar uma moto já não parecia tão improvável. Na volta pra casa tem sido mais tranqüilo porque eu volto de bicicleta. Aqui em Barcelona tem um sistema chamado bicing, que são vários bicicletários espalhados pela cidade. Você pode pegar uma bicicleta em um desses pontos e largar em outro ponto qualquer. A primeira meia hora com a bicicleta é de graça e a partir daí cada meia hora custa 0,30 centavos. Você paga 20 euros por ano pra se matricular. O único risco é que se a bicicleta não for devolvida em 24 horas, você tem que pagar 150 euros. O bicing é ótimo pra curtas distâncias. Mas não se engane eu não virei uma pessoa saudável. Eu só desço a ladeira. Durante todo o trajeto eu devo dar umas duas pedaladas apenas. Hoje o Naresh e o Fabio tentando me convencer a comprar uma moto e acabar com a minha falta de independência, me deram a primeira aula de como andar em uma moto e devo dizer, agora com mais propriedade, que eu não nasci pra esse meio de transporte, assim como eu e os cavalos não somos do mesmo planeta.

- Os meus precourses acabaram e o intensivo de espanhol também. Os meus precourses foram bem básicos e sem nenhuma cobrança. Só tive prova no espanhol e se eu não quisesse ir nas aulas, problema meu. Para aqueles que já tinham visto accounting e estatística alguma vez na vida, aquilo tudo foi uma grande perda de tempo. Então eu não tive muita dificuldade em acompanhar. Mas pra coitadinha da Bia, os precourses estão sendo muito diferentes. Ela já tem prova e eles estão jogando a matéria nos pobrezinhos que nunca viram isso na vida, como a Bia. Eu sempre tento acalmar ela dizendo que se está sendo difícil pra ela, imagina pro padre que está na sala dela. (Ela tem um classmate que é padre!!) Tudo bem que ele tem o divino espírito santo do lado dele, mas aqui entre nós todo mundo sabe que os deuses lá de cima não entendem muito de probabilidade, né? Bom, no quesito espanhol eu estou indo muito bem. Já estou no nível 10 e são 12 no total. Às vezes fico um pouco frustrada por cometer sempre os mesmos erros, mas pelo menos agora eu já identifico o que é realmente espanhol e o que não é. Muita coisa sai automaticamente porque está enraizado na minha cabeça. Não é igual aos japoneses, por exemplo. Ou eles sabem ou eles não sabem. Não é como a gente que fica sempre tentando usar o nosso vocabulário com um sotaque espanhol.

- Essa estória de misturar as línguas dá muito pano pra manga por aqui. Hoje eu estava rindo das anotações da Bia. Até tirei uma foto pra mostrar pra vocês como é difícil estudar em uma língua diferente. “Mas só vai record revenues at the end? Usually yes, but what to do with costs no decorrer de todo o tempo?” Eu espero que com o tempo o inglês fique mais fluente e a gente fique usando só ele nas aulas. Por enquanto, eu ainda escuto a aula traduzindo na minha cabeça e fazendo as anotações em português. Claro que eu perco alguns segundos do que o professor está falando, mas ta dando pra levar. Inclusive o inglês merece um capítulo a parte.


- Meu inglês é ok. Ele é bom, mas estava longe de ser fluente. Principalmente por que eu nunca estive em uma situação que eu precisasse falar inglês diariamente. Então claro que eu cometo muitos erros e que preciso usar body language muitas vezes pra conseguir encontrar a palavra que eu quero. Graças a Deus as nacionalidades que tem inglês como primeira língua são muito boas de dedução e nos ensinam muito. Mas óbvio que eu já me meti em muita situação engraçada por causa disso. A primeira grande besteira foi quando eu me referia a minha festa de despedida eu dizia “get away party” e o certo é “going away party”. Mas a melhor besteira foi ontem. Eu fui com os meninos fazer compras pro apartamento deles na Ikea. O Fabio decide que precisa comprar uma planta pro quarto dele e diz que talvez um bonsai fosse uma boa idéia. Quem me conhece sabe que eu e os bonsais tivemos uma relação muito próxima no passado. Pois bem, decido começar a contar esse capítulo da minha vida pros amiguinhos. Em dado momento eu digo que o meu bonsai estava fadado à morte e que eu não tinha muito que fazer pra salvá-lo. Daí eu explico que o meu Bonsai tinha sido cultivado com “asteroids” só pra parecer velho e que a vida de um Bonsai criado dessa forma era curta. E ai os amigos muito impressionados com a minha estória surreal, começam a considerar que eu pudesse estar realmente falando de asteróides ao invés de esteróides. Enfim, uma confusão só!! O bom é que conforme o meu inglês vai ficando melhor a minha personalidade vai aparecendo. Fazer piada, ser irônica e engraçada em outra língua são os maiores desafios. E eu já estou me sentindo mais a vontade pra espalhar pelo mundo as aventuras de Marcelle e, claro, as aventuras de Jesus. Outro dia eu disse “What is a fart if you are already in shit*.” Hahaha Essa já entrou pro meu livro de frases.

- Pra chegar à praia, eu tenho duas opções: mudar de linha de metro duas vezes, começando pela linha verde, depois mudar pra vermelha e depois finalmente pra amarela; ou pegar um ônibus. De metro eu levo uns 40 minutos e ando um bocado entre as estações e de ônibus eu levo 1h15, mas vou sentadinha. Ou seja, é como se eu morasse depois da linha amarela. E se quando eu morava praticamente em frente à praia, eu ia à praia uma vez por ano, agora eu não vou nunca.


* Adaptação da frase maravilhosa da minha querida amiga Marcinha: "O que é um peido pra quem tá cagado".

12 comentários:

Unknown disse...

Marcelle,
Relaxa com o inglês da Bia...afinal de contas, a pobre alma ainda tem a mesma caligrafia rechonchuda-oblonga do C.A. Na verdade, ela deveria estar investindo mais em ter uma letra de gente grande do que fazer MBA.
Lembrem de Fernando Pessoa que dizia: "melhor que isso, só Jesus Cristo que não sabia nada de finanças e nem consta que tinha biblioteca" !
Vocês tem acessado o site do Horus? www.veleirohorus.com.br
Beijos e continuem se divertindo.

Julieta disse...

Bonsai com asteróide.
Como eu queria ter ido escondida no seu bolso!

Anônimo disse...

Adorei a free translation de "o que é um peido para quem está cagado?" Fenomenal!!! Se eu assistisse essa, não ia me aguentar de rir!!!

Anônimo disse...

filhinha, antes de publicar as estorias de seu pai, elas precisam ser antes autorizadas por mim hahahah. papi

Beta disse...

Celle, estava com saudades!!!
Adorei o post sem sentido e ordem, dei boas gargalhadas!!!
bjs!

Anônimo disse...

Vem cá... essa Marcinha sou eu??? kkkkk Acho q sim né?
Essa é a frase da minha vida!!! kkkkkk
AMEII!!!!
bjão

Glazione Rocha disse...

Nada como não ter alternativas.É o melhor jeito de aprender linguas, vc tem que falar aquilo e pronto! É o "Se vira nos 30!". Deixa eu chegar ai pra ver se eu não te carrego a força pra praia. umpf!

Unknown disse...

hahaha Amei a fotinha do caderno da Bia haha, muito bom...pimeiro essa mistureba, e a letra dela tb haha... eu consegui imaginar a carinha da Bia,tadinha...deseperada tentando entender essa aula. AHHH minha amiguinha Bia!Que Deus te ajude haha beijos Marcelle!

Anônimo disse...

Adorei o post! Fazia tempo que não entrava aqui...e a culpa é de vocês! Sim, de vocês! Estava me dedicando a edição...e olha que depois de 3 meses de enrolação...NASCEU!!!
Terminei! Fiquem atentas pq a qualquer momento vocês terão uma surpresa!;) Eeeeeeee!!!
beijos e muitas saudades!

Anônimo disse...

Pô Celle, ainda "Mixed News"? Entrei religiosamente todos os dias dessa semana e só me atualizei dos comentários?!

Não é possível que novas aventuras não tenham se passado nesses dias!!!

Beijao e aproveite o final de semana

Celia disse...

Ai Dá, tá feia a coisa aqui! 3 cases pra ler e resolver por dia. Chego em casa 7h e levo umas duas horas em cada case, faz as contas!! Minha melhor chance de atualização é durante o final de semana. Eu prometo que pelo menos uma vez por semana eu atualizo, mas do que isso só se tiver alguma notícia bombástica. hehehe beijos

Marcinha disse...

Ahhhhhhh Celle adorei as histórias, ri mt, a os asteróides foi ótima....kkkk

Tb adorei a adaptação da minha frase...

Hoje deu uma saudade mt grande de vc, fui rever os videos da gente dançando na 1ª velejada do Aldeia no Horus,que foi super comédia.

SAUDADESSSS !!!

Beijinhosss