sábado, 11 de julho de 2009

Bullshit

Essa semana está rolando em Pamplona a tradição mais idiota da Espanha: a festa de San Fermín. San Fermín é um pobre santo que teve a infelicidade de nascer em Pamplona e que nada tinha a ver com touros, muito menos com homens correndo de uma manada de touros enlouquecidos. De uns anos pra cá, Pamplona tem usado o santo nome em vão, literalmente, para justificar essa festa assassina, cujo único objetivo é chamar atenção para essa cidade, que não tem nada mais interessante para atrair turistas do que essa idiotice que eles chamam de los encierros de toros.

Lo siento, pero estoy muy enfadada! Eu vou explicar. Los encierros de toros são o seguinte: um bando de gente (gente idiota, claro) do mundo inteiro vai a Pamplona uma vez por ano disposto a correr na frente de oito toros. As 07:55, 07:57 e 07:59 da manhã exatamente, os participantes rezam para o coitado do San Fermín pedindo proteção e as 8 em ponto, os touros são liberados, a correria começa e acaba depois de 800 metros. O problema, ou melhor, os problemas são vários. Primeiro que essa mania espanhola de judiar de touro já passou de todos os limites. Segundo que vire e mexe, vários saem feridos e/ou morto, como foi o caso desse ano. Mas o maior problema de todos é que eles ainda acham isso maneiro. Se você entrar no site oficial da festa, você pode ver o vídeo com repetição do momento que o touro enfiou o chifre no pescoço do maluco, como se isso fosse motivo de orgulho pra família do cara ou para qualquer pessoa que o valha. Eu teria vergonha de estar no enterro desse homem, sinceramente.

Mas aparentemente muitos turistas acham a festa um máximo e Pamplona morre de orgulho por estar na mídia internacional por uma semana pelo menos uma vez por ano. Pois eu já decidi meu protesto. Pamplona não verá meus euros jamais. E tenho dito.

5 comentários:

Produzindo Penélope disse...

é verdade...tradiçãozinha nojenta e surpreendente do ponto de vista antropológico. O mundo evolui, mas certos povos - mesmo aqueles que tem acesso às riquezas do capitalismo - continuam mantendo tradições primitivas e se orgulhando disso.
Os espanhóis sempre me surpreendem nesses casos. São os mais ricos entre os "subdesenvolvidos", são cultos, são referência, possuem uma família real de peso midiático e, ainda assim, se comportam como homens das cavernas. Particularmente, os adoro e ao mesmo tempo os acho um bando de galegos imbecis(sei que galegos nada tem a ver com espanhóis, mas eles pensam e sem comportam de forma idêntica).
Agora só tem uma coisa, Celle, toro é español. Em brasileño (hehehehehe) é toUro.

Muzu asko

Celia disse...

Obrigada Chris. Sabe que tá dando defeito né? hehehe Agora eu não entendi o comentário dos galegos. Meu pai é galego, veio da Galícia. Está chamando Jesus de imbecil? hahaha beijão querida

Beta disse...

Bizarro Celle.
É muita ignorância mesmo... fora a sacanagem com o touro.
Invista seus euros em outra diversão mesmo, essa não está com nada.
bjs!

Bruno disse...

Infelizmente 98% dos homens medios são desse nível. Sou a favor de mulheres como lideres do mundo.
Viva o neo machismo!
hehehehehe!

Unknown disse...

Tô chocada Cele... Caraca quanti ingnorância!!!
Me deu até dor na nuca.
beijo e saudade