sábado, 25 de abril de 2009

La diada de Sant Jordi

Diz a lenda que há muitos e muitos anos atrás um terrível dragão aterrorizava um povoado da Catalunha chamado Montblanc e comia todos os animais. Para acalmá-lo, os habitantes decidiram que a cada dia eles escolheriam alguém ao azar e lhe ofereceriam como comida e mostra de boa vontade. Num dia em que reinava a escuridão, a eleita foi a filha do Rei. Quando estava a ponto de ser engolida pelo dragão, apareceu São Jorge, que cavou sua lança no coração do animal. Do sangue derramado, brotou uma rosa.

Essa é a lenda, digamos, oficial, adotada pelo Governo da Catalunha para explicar a razão para São Jorge ser o padroeiro da região e a razão para o grande evento que acontece na Catalunha no dia 23 de abril todos os anos. No site da prefeitura, está a explicação, com direito a desenho animado e musiquinha de fundo e no Wikipédia tem maiores detalhes sobre as várias lendas que envolvem o nome de São Jorge.

Aqui, a tradição é dar de presente, aos homens, um livro e, às mulheres (e pessoas queridas, em geral), uma rosa vermelha. Ninguém sabe explicar muito bem o porquê dessa tradição, mas o que sabemos é que as rosas vieram da lenda do dragão e o livro porque dia 23 de Abril também é o Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor. Em Barcelona, funciona assim: as editoras e livrarias montam estandes pelo centro da cidade e os autores vão se revezando durante todo o dia para dar autógrafos. São mais de 200 autores e grandes livros são lançados especialmente nesse dia. É como se fosse uma Bienal dos livros. Nos pontos menos centrais da cidade, as livrarias e sebos também montam pequenos estandes nas ruas vendendo livros por preços mais acessíveis. Essa é a parte comercial do evento. Agora a parte romântica do evento é que em todas as esquinas existem pessoas vendendo rosas. A cidade fica com um cheiro maravilhoso e um clima de amor mais forte que qualquer dia dos namorados brasileiro. E mesmo que as editoras façam muito dinheiro nesse dia, o evento tem um charme e uma simplicidade que prevalece ao cunho comercial. Ver as pessoas carregando rosas, as mulheres escolhendo livros nos estandes e a felicidade daqueles que foram presenteados fazem desse evento mais um dia muito especial aqui na Catalunha.

Na IEXE uma semana antes do evento, eles foram às salas explicar a tradição e informar que no dia eles estariam vendendo livros e flores e que todo o dinheiro arrecadado seria revertido para uma instituição de caridade. A mensagem era: faça parte desse evento e aproveite a data para mostrar a alguém o quanto ele ou ela é especial para você. Eu já fiquei preocupada né? Me imaginei andando pela cidade em um mar de rosas e eu de mão abanando. Resolvi então criar uma estratégia para que isso não acontecesse. Chamei a Lucy, a outra menina do meu grupo, e sugeri a ela que comprássemos livros pros meninos do nosso grupo, eles se sentiriam obrigados a nos comprar uma rosa e dessa forma pelo menos uma rosa estaria garantida. Acabou que no final do dia eu era a menina com mais rosas! Ganhei sete! Claro que eu ouvi muitas piadinhas por causa disso: “Busy night today huh?” “Mira la chica rosada! Tiene muchos amores!”. Quem me dera... Mas que eu fiquei toda orgulhosa, eu fiquei!

Sentido horário: São Jorge e o dragão; Las Ramblas lotada; As minhas sete rosas; As vendinhas de flores; Estande de livros brasileiros.

3 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei feliz por vc receber 7 rosas, eles descobriram a pessoa maravilhosa e amiga que vc é. Espero que pelo menos uma se transforme em roseira. Tia Neyde

Beta disse...

Chique hein! 7 rosas!!! E ainda garantiu a casa decorada! :)
bjssss

Ka disse...

Teve alguma rosa que foi mais importante do que as outras? Hein? ;) beijos